quarta-feira, 6 de março de 2013

CONSTRUTORA COM MAIS QUEIXAS NO RANKING DO PROCON


Gafisa lidera reclamações recebidas de janeiro a maio de 2012. Principal reclamação é sobre o atraso na entrega de imóveis.


A Fundação Procon-SP divulgou nesta quinta-feira (17) um ranking das construtoras que mais geraram reclamações no setor de atendimento ao consumidor do órgão no ano de 2012.
A Gafisa/Tenda lidera o ranking. De janeiro a 10 de maio, a empresa foi alvo de 131 queixas,  seguida por PDG (57) e a MRV (46). Na sequência, aparecem Nova Delhi Incorporadora (25), Atua (21), Capri Incorporadora (12), Cury Construtora (12), Living (11), Brookfield (9), e Trisul (8). O ranking foi disponibilizado no site do Procon.
O Procon-SP informou ter recebido nestes primeiros meses do ano, 3.017 queixas, pedidos de orientação e esclarecimento de dúvidas sobre compra de imóveis. O ranking é baseado nas reclamações que precisaram de mediação do órgão estadual de defesa do consumidor para resolver o problema.
Segundo o Procon, a principal reclamação é o atraso na entrega de imóveis. “As reclamações sobre atrasos na entrega estão aumentando e preocupam. Tentamos negociar solução do problema junto às construtoras, mas se isso não for possível as empresas são autuadas pelo abuso”, afirmou o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
Outros problemas apontados pelos consumidores foram: duvidas sobre cobranças, cobrança de taxa indevida, qualidade da construção e devolução de sinal, valores pagos.

Outro lado
O grupo Gafisa informou em nota que Gafisa e Tenda são empresas distintas, com operações completamente separadas. "85% do volume levantado pelo Procon refere-se à operação da Construtora Tenda, empresa adquirida pelo grupo em 2008, quando tinha mais de 25 mil unidades atrasadas e clientes aguardando suas entregas", afirmou a companhia. Segundo a Gafisa, desde a aquisição, a Tenda já entregou mais de 23 mil unidades, revisou todos os seus processos e investiu em tecnologia para garantir produtividade, prazo e qualidade para os novos empreendimentos. "Apenas no primeiro trimestre deste ano, a Tenda entregou mais de duas mil unidades e espera entregar neste ano entre 11 e 13 mil", afirmou a companhia, que informa ainda ter dobrado o número de pessoas nas centrais de atendimento.

"A Tenda esclarece ainda que parte deste volume de reclamacoes refere-se a cancelamentos de contratos com clientes que não têm o financiamento bancário aprovado, por desenquadramento do perfil financeiro. Em atendimento à orientação do Procon, a Tenda já reforçou a comunicação com seus clientes em todos os seus materiais de apoio à vendas, informando todos os critérios utilizados pela CEF para enquadramento dos clientes no Programa Minha Casa Minha Vida", acrescentou o grupo Gafisa.
A PDG informou, em nota, que já entregou 3,8 mil unidades no primeiro trimestre e que, até o fim do ano, a expectativa é entregar mais de 31 mil, "das quais apenas uma pequena
parcela está em atraso". A empresa disse também que reestruturou a área de relacionamento com os clientes e está implementando um departamento com mais de 800 colaboradores, que "centralizará, padronizará e simplificará os processos, aumentando a qualidade dos serviços prestados aos clientes”.

A MRV Engenharia informou que, percentualmente, os índices de reclamação contra a empresa "são muitos pequenos se comparados ao número de unidades construídas em São Paulo". "A Companhia teve 46 reclamações em um universo de 10 mil clientes o que significa que 0,0046% de nossos clientes tiveram algum tipo de problema com a construtora", disse. "Mesmo considerando o baixo volume de reclamação a construtora tem se empenhado para solucionar as demandas pois sabemos que para estes clientes nosso atendimento não foi satisfatório", acrescentou.

A Living Construtora informou que "desconhece qualquer lista ou ranking elaborado pelo Procon-SP que envolva o nome da companhia". Em nota, a empresa disse que atua em 48 cidades, tendolançado mais de 56 mil unidades até 2011.

A Brookfield informou que tem uma base de 25 mil clientes em São Paulo e vem investindo para garantir a excelência no relacionamento com o cliente. A construtora diz manter 37 colaboradores dedicados ao relacionamento com o cliente, "os quais estão empenhados em resolver todas as demandas, estabelecendo políticas e critérios para controle de prazos de resolução das solicitações, inclusive mantendo acompanhamento e análise de solicitações efetuadas juntamente ao Procon".

As demais construtoras ainda não se manifestaram ou não foram encontradas pelo G1.
fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário