INFORMATIVO
PROBLEMAS
COM MÓVEIS PLANEJADOS
É
impressionante o descaso de algumas empresas de fabricação e
instalação de móveis planejados junto aos consumidores, que
descumprem o contrato e os prazos de entrega (em geral de 30 a 40
dias), e deixam os seus clientes “a ver navio”.
Conforme
a mídia vem noticiando, boa parte dessas empresas não cumprem o
prazo para entrega ou entregam móveis com defeitos (incompletos,
cores diferentes, etc) e lesam inúmeros consumidores.
Diante
disso, o consumidor prejudicado deve buscar seus direitos, a fim de
propor uma ação judicial visando uma indenização pelos danos
morais e materiais sofridos, além do cumprimento do contrato em sua
integralidade.
Caso
o contrato não seja cumprido e o consumidor tenha financiado o
pagamento, é possível ainda pedir judicialmente a suspensão das
parcelas.
- COMO FUNCIONA ESSE PROCESSO?
O
consumidor prejudicado pode pleitear uma indenização por danos
materiais, consistente na devolução das quantias pagas e uma
indenização pelos danos morais sofridos em decorrência do atraso,
do mal tratamento recebido, enfim, de tanta angústia na quebra da
expectativa de ter sua casa mobiliada, como sempre sonhou.
Caso
seja possível que seja realizado o cumprimento do contrato, ou seja,
a efetiva entrega e instalação dos móveis, é possível pleitear
sua execução liminarmente, no início do processo.
Assim
que a ação é proposta, a empresa é citada para contestar e/ou
comparecer a uma audiência, para tentativa de conciliação (acordo)
entre as partes.
Caso
seja feito o acordo, a ação já será resolvida, caso contrário, o
processo prosseguirá até sair a sentença do juiz (em média,
costuma demorar em torno de 6 meses a 1 ano para ter a sentença).
Se
houver algum recurso contra a sentença, o processo poderá demorar
cerca de mais 6 meses a 1 ano para que o consumidor receba a
indenização.
- QUAIS AS CHANCES DE GANHAR?
As
chances de êxito são muito grandes, visto que é uma questão
pacificada pelo Poder Judiciário a favor do consumidor e as
indenizações neste caso são bem altas.
- MEU CONTRATO JÁ FOI QUITADO E/OU HOUVE A ENTREGA DOS MÓVEIS COM ATRASO, POSSO AINDA AJUIZAR ESSA AÇÃO?
Sim, enquanto não ocorrer a entrega
dos móveis ou nos 5 anos após a entrega.
VINÍCIUS MARCH ADVOGADO
Consumidor
e Imobiliário
Rua Caquito, 247, sala 3, 1º andar, Penha, São Paulo/SP.
Tel.
(11) 2589-5162 / TIM (11) 9 5430-4576
Vinícius
March é advogado, atuante na área de Direito do Consumidor e
Direito Imobiliário. Graduado em Direito pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie e especialista em Direito Contratual pela
PUC-SP.
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