terça-feira, 23 de abril de 2013

Atraso na Entrega de Imóvel São José dos Campos


Queixas de Atraso na Entrega de Imóvel crescem 63% em São José dos Santos.

Pesquisa do PROCON comparou últimos dois anos. MRV e Tenda lideram. Compradores também reclamam na demora na liberação do "habite-se".


Um levantamento feito pelo Procon de São José dos Campos mostra um aumento no número de reclamações por atraso na entrega de apartamentos na cidade, no comparativo entre os anos de 2011 e 2012. Foram 194 registros contra 119 no ano anterior, uma alta de 63%. Nos últimos dois anos, as construtoras que mais desapontaram os compradores foram MRV e Tenda.
Em 2012, a Tenda sofreu 82 (25 em 2011) reclamações e a MRV, 69 (64 no ano anterior). “Precisa ser verificado é em que situações aqueles atrasos previstos nos contratos podem ser alegados. Muitas vezes não se pode alegar, por exemplo, no caso de simples chuvas. Precisa existir uma chuva, que, efetivamente possa ter atrapalhado a construção de maneira a atrasar o prazo de entrega”, explicou Sérgio Werneck, diretor do Procon.
O presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), José Luiz Botelho, acredita que a maior parte das falhas na execução de projetos, atualmente, ocorre durante a construção. “Com certeza, a gestão de obra poderia ser melhorada. Existe uma preocupação muito grande nesse sentido. Hoje, nós não temos os problemas de três, quatro anos atrás, que seria uma grande demanda e uma dificuldade de mão de obra”, relatou.
Além dos problemas durante as obras existe outro agravante que pode atrasar ainda mais a entrega do imóvel. Um deles é a falta de um documento chamado 'habite-se'.
A microempresária Natalie Marson comprou o apartamento em 2009 na expectativa de se mudar em 2011, mas não conseguiu entrar no imóvel até agora pela falta do documento que é emitido pela prefeitura. “Fomos na prefeitura, estava a entrada para o 'habite-se' no final do ano passado, o 'habite-se' está parado, aí está fazendo os trâmites da prefeitura. Então, ninguém explica nada. Você fica no site da MRV, liga na central deles, espera meia hora, não consegue falar e quando consegue eles te mandam e-mail dizendo que em breve”, reclamou.
O diretor do Procon de São José dos Campos, Sérgio Werneck, alerta para os cuidados com cada detalhe do contrato, antes de fechar negócio. “O primeiro cuidado é exatamente verificar de quem está comprando. Se essa incorporadora, essa construtora tem, na verdade, algum histórico de atraso e pensar em levar esse contrato para alguém que possa traduzir aquele ‘juridiquês’ para que não fique nenhuma dúvida é bastante importante”, finalizou Werneck.
Outro lado
Sobre o caso de Natalie, a MRV informou que a obra foi concluída, mas que ainda precisa de um prazo para regularizar a documentação do empreendimento. E que vai entregar as chaves assim que os clientes assinarem o financiamento para quitar as dívidas pendentes com a construtora. Sobre o número de reclamação no Procon, a MRV informou que considera o volume baixo, mas que está se empenhando para solucionar esses casos.
A Tenda informou, por meio da assessoria, que os atrasos na entrega dos empreendimentos foram pontuais, mas que tem investido para evitar essa demora.
Sobre o 'habite-se', a prefeitura informou que ele demora cerca de 30 dias para ser liberado. Esse prazo só aumenta quando o engenheiro da prefeitura constata algum problema na obra ou na documentação do empreendimento. E que a administração espera diminuir esse prazo para 15 dias.
Fonte: G1




Nenhum comentário:

Postar um comentário